22 abril 2012

A VIDA E AS ESTAÇÕES

Eu queria que a vida fosse dividida em quatro estágios, mas que não acabasse nunca
A infância é como a primavera.É pura novidade e um calor que não sufoca nem faz pensar bobagens.Tem uma inocência quase cafona, uma singeleza clássica, e traz no íntimo a certeza de que pela frente vem coisa boa.A gente quer que passe logo, mas sabe que nunca mais será tão protegido, a mordomia não será mais eterna.É quando as coisas acontecem pela primeira vez, é quando num arbusto verde vermos surgir alguns vermelhos, é surpresa, a primeira de uma série.


A adolescência é como o verão.Quente, petulante, libidinosa.
Parece que não vai haver tempo para fazer tudo o que se quer e o que se temem.É musical e fotogênica.Dúvidas, dúvidas dúvidas em frente ao mar. Mergulha-se no profundo e no raso.Pouca roupa, pouca bagagem.Curiosidade.Vontade que dure para sempre, certeza de que passa.
Noção do corpo.Festa e religião.Amor e fé.


A maturidade é como o outono.Um longo e instável outono, que alterna dias quentes e frio, que nos emociona e nos gripa.Há mais beleza e o ar é mais seco, porém é quando se colhem os melhores abraços.Ficar sozinho passa a não ser tão aterrorizante.Fugimos para a praia, fugimos para a serra, as ideias aprendem a se movimentar, a fazer mala rápido, a trocar de rota se o desejo se impuser, e não é preciso consultar nem o pai e a mãe antes de errar.É o outono que tentamos conservar.


O inverno é como a velhice.Tem a sua beleza igualmente, exige lã, bolsa de água quente, termômetro  e uma janela bem vedada.O que não queremos que entre? Maus presságios.O inverno é frio como despedida de um grande amor, mas sabemos que tudo voltará a ser ameno.Queremos que passe, temos medo que termine.Ficar sozinho volta a ser aterrorizante.O inverno é branco, é cinza, é prata, é grisalho.
E, de repente, também passa.

(Pai 1934/2010)


Eu queria que tudo fosse verdade, que a vida fosse assim dividida em quatro estágios que mais parecem estações do ano, mas que não acabasse, que depois do inverno viesse outra primavera, e outro verão, e outro outono, que nunca são iguais, mas sempre se repetem, sempre voltam, são tão certos quanto o sol e a lua, todo dia, toda noite.Eu queria. Martha Medeiros.

29 comentários:

Adriana Balreira disse...

Que lindo esse texto, né! Nao conhecia. Eu queria sempre estar vivendo o verão! Descobertas, anseios, sonhos, esperanças! O outono é mais penoso! Menos glamour!
Amei o post!
Beijos
Adriana.
A ultima foto é seu pai? Parecido com vc

Márcia Costa. disse...

Oi vany querida,

Muito lindo!!! adorei!
Bjs no coração e fica com Deus.

Jô Cavalcante disse...

Oiiii. Eu também queria que minha vida fosse uma eterna primavera, mas, antes dela sempre tem o inverno, mas, o bom é que ele existe, pois sabemos que após ele sempre vem as flores. É como a Bíblia diz "o choro pode durar uma noite, mas, a alegria vem pela manhã" e todos os dias devemos esperar esse sol nascer sobre nossas esperanças para que elas nunca morram.
Bjs, Jô

prosadamineira.blogspot.com disse...

Oi, Vany! Que coisa boa ler estas palavras com tanta sabedoria ... adorei!!!!! Beijos , e boa semana!

Rosana Remor disse...

NOSSA VANI,QUE BELO POST!!AMEI,AMEI!!QUERIA ESTAR AINDA NA PRIMAVERA!!BJS!!

Natália Guimarães disse...

Que lindo, me emocionei com o texto, não conhecia!
Beijos

Ju disse...

Oi, Vany
A Martha é ótima. Tem coisas que ela diz que eu não concordo, mas esse texto está muito bom e lindo, apesar de ela ter sido injusta com o inverno... eheh
Tenha uma feliz semana!
Bj
Ju

Mamãe Nádia disse...

Oie, tudo bom?
Obrigada pelo carinhos nos comentários lá do blog!
Que lindo esse post! As fotos estão lindas!!
Bjão!

SHEYLA - DMULHERES disse...

Vany, que lindo post e que belo poema.Parabéns!!Belas imagens muito bem sincronizadas.
Eu quero ser as 4 estações, mas aprendi a amar o outono!! O inverno será preciso.

Beijos e boa semana,
Sheyla.

Carol disse...

Vany, que texto lindo...e adorei seu jeitinho de a cada parágrafo, uma foto de seus amores que ilustrava o que estava sendo dito. Fiquei até tentada em fazer alguma coisa do tipo, você deixa?? rsrs
Agora o que me emocionou mesmo foi sua declaração de amor para seu bem ali embaixo...sem palavras!!! Aquela primeira foto de vocês dois está maravilhosa, se fosse você, mandava fazer um pôster bem grande...
Beijão!!!

Ranyele Oliveira disse...

Amei seu blog, a originalidade, as cores, tudo... Gostei mais ainda da sua visitinha. Já estou te seguindo e espero vê-la em meu blog mais vezes.

Porque vi pra ficar.

bjos

http://reciclaretudodebom.blogspot.com/ disse...

OI AMIGAAAA, EU ADORO A MARTA MEDEIROS MINHA CONTERRÂNEA !!! É LINDO ESSE TEXTO, MAIS LINDO É O FOFUCHO DENTRO DA CASINHA HEHEHE!! MEU FILHO TEM FOTO ASSIM SÓ QUE É NA CASINHA DE MADEIRA HAHAHA!!! BJS

Daiana disse...

A Martha Medeiros é demais!

Adorei seu blog!

Tami Fonseca disse...

Lindo dmais esse texto...e é fundamental passar por todos esses estágios né.
Espero que as crianças gostem dos pastéisinhos.
Bjinhus carinhosos.

O mundo de Sofia disse...

Lindo o texto, lindas fotos e que saudades do vovô, tão lindo, tão perfumado, tão tudo... :/

Zizisantos disse...

O texto fala conosco, e as fotos reproduzem bem as quatro estações. Em qual estação eu estou? Prefiro não saber, e olhar para a primeira, onde teu filho sorri para a vida com os olhinhos brilhantes! É primavera, segundo a autora.
Prefiro esta, onde tudo tem calor e vida.
bjo
Zizi

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Show seu texto...e comparar os estágios da vida como estações do ano foi muito legal!!!
Lindas fotos, parabéns! Adorei!
Bjs e te desejo uma ótima semana com muitas ideias e paz!
CamomilaRosa

Marilza Gusmão disse...

Vany minha amiga, que post mais lindo! Meu dia ficou mais lindo depois que vi e li tanta coisa linda.
Te adoro, minha amiga poeta!
Mari.

Ju disse...

Oi, Vani
Feliz com sua visita. Obrigada pelo carinho!
Bj
Ju

Ana Virgínia disse...

Legal demais esse texto.

Martha é nota 10.

O texto ficou ainda mais belo devido suas fotos...

bjo


filhadejose.blogspot.com
Ana Virgínia

Izabella Medeiros disse...

Que post lindo, adorei!
:D
Bom começo de semana!

Canela Castela disse...

LIndo Vany minha amiga.
Emocionante e rico nas palavras.
Muito legal comparar as estações com fases de nossas vidas.
Em qual estou será????
Amiga te adoro
Beijos grandes

Lílian Almeida disse...

Oi Vany, belissima e tocante reflexão, temos que saber viver o melhor de cada etapa de nossa vida, com alegria e leveza !
Beijo!
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

Casa com tudo dentro disse...

Oi Vany,amiga que lindo seu texto,eu tbm queria amiga que fosse assim,como as estações sempre se renovando,amei!
Beijinhos e boa semana!

Márcia Costa. disse...

Oi Vany,

Sobre os suportes, eu os comprei na revista da avon.
Bjs no coração e um lindo dia.

KARINE MARIANO disse...

Oi Vany!!!!

Viver cada etapa da nossa vida é muito importante mesmo tudo tem o seu devido tempo por isso cada etapa é importante.
Sua filha é linda ... sua familia é linda!! Parabensssssssss.
Beijosssssss
e uma otima semana ah!!!!!!!!! A foto de seu filho na casinha do cachorrroooooo lindo!!!!Quando ele crescer mostra para a namorada dele rsrsrsrsr. tchauzinho

Elaine Cristina disse...

Mensagem lindíssima !
Amei!

Uma escelente semana para ti!


"Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena."[Rubem Alves]

ANDRÉA disse...

Menina do céu! fiquei emocionadissima com essa postagem.
Não tenho palavras

Bjs
Andrea

Lauisa Sousa disse...

Você soube como ninguém interpretar o texto da Martha..beijos mil querida..ah já peguei a receita do outro post e guardei para fazer no ap novo..

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...