16 abril 2012

BAIÃO DE DOIS



Fiz no almoço de domingo essa comida típica nordestina, que tem como base feijão e arroz, acrescentando ingredientes como carne  seca, queijo coalho, linguiça.
A receita original vem lá do Ceará, onde acrescentava farinha de mandioca.Hoje o prato é bem diversificado e tem muita influência e gostos locais.

O que usei para fazer o prato:
1/2 xícara de feijão de corda cozido.
2 xícaras (chá) de arroz cozido ( o meu eu acrescentei cenoura, aqui as crianças não comem arroz branco)
250 gr. de queijo coalho.
1 copo de manteiga de garrafa ( eu usei azeite)
250 gr. de linguiça calabresa defumada e picada.
Coentro (eu não usei), cebola, alho e pimentão picados.

Modo de preparo:
Coloquei o azeite numa panela, adicionei a cebola e o alho refoquei e acrescentei a linguiça,  carne seca fui acrescentando aos  poucos até refogar tudo.
Depois juntei o feijão, o pimentão e o arroz misturei  e por último acrescentei o queijo coalho misturando sempre.
E ficou pronto um prato simples e saboroso!
Sem contar que rende muito e o único trabalho é picar tudo!


 Fui fazendo com a trilha sonora e a relíquia da coleção de cd's de Luiz Gonzaga do meu marido.Como todo bom nordestino tem que ter!



18 comentários:

Tatá disse...

Como a alimentação (e os alimentos em si) são diferentes em cada região.

E a comida nordestina é tão diferente da comida do sul!

Adorei a sua receita, a cara tá ótima.

Bjus

rose japan disse...

Ai Vanyyyy vc me mata minha amiga!!!! Vc acredita que semana passada ci o feijao rajadinho e ainda falei o o meu marido ah semana que vem vou comprar e fazer. So q hj passamos na loja brasileira e esqueci. Ai vi os ingredientes p fazer uma feijoada e essa semana vou fazer....

Hummm ...fiquei com agua na boca!!!!!

Bjaoooo rose jp

Zizisantos disse...

Vany, vc me deu uma inspiração! aguarde!
por enquanto vou observando o seu baião, rico em ingredientes e em cuidado com a família! Cenoura para as crianças, e o cd do apaixonado marido. Foi um baião carinhoso.
bjo
boa semana
Zizi

Marilza Gusmão disse...

Ai, ai, ai... Assim não vale! Amoooooooooooooooooo baião de dois. Faço sempre que posso. É uma foma de ficar perto de meu nordeste querido. E com uma carne de sol, hein? Ai que fome!
Beijo querida!

Ju disse...

Oi, Vany
Nunca experimentei o baião de dois, apesar de já ter ouvido falar várias vezes...
Menina, a cara tá boa e deu água na boca!
Passando para desejar uma ótima semana!
Beijo
Ju

Monalise Nogueira disse...

Eu amo Baião de dois, minha mãe (que é cearense igual a mim)faz e todos amamos. Esse é um prato que lembra muito minha infância...

Beijos

O mundo de Sofia disse...

Poxa fiquei desejando! kkkkk, quero um pouquinho e tbm da lasanha de berinjela!

Jelleen disse...

Oi Amiga que delicia deu aguá na boca...kkkk
Beijokas e uma semana Abençoada

Priscila Dela Marta disse...

Oi Vany... acho que engordei uns quilos só de ler essas maravilhas que você faz! Ah... que coelhinhos mais fofinhos você tem em casa, hein? Beijos!

Dani disse...

Apesar de não gostar de baião de dois adorei a receita, super prática, já salvei aqui para fazer pro maridão.
Beijos!

Carol disse...

Eu quero comer baião de dois sem a carne seca rs. Vi na tv e fiquei com vontade de experimentar.
Beijos

Canela Castela disse...

Nossa nunca comi!!! Mas esta maravilhoso este prato.
POsso fazer com feijão carioca será?
Hmmmmmm
E vi sua lasanha de beringela.
Amei a dica, vou fazer mas me dá uma dica de como se escolhe beringela? Não sei comprar acredita?
Sempre acho que está verde...
rsrsrsrsrsrs
Vany querida adoraria te conhecer tbm!!! Já pensou meu Fefê brincando com os fofos de seus filhos? rsrsrsrs
Boa semana para você!
Beijos de Canela

Sílvia disse...

Oi Vany, eu era cismada com esse prato, não sei porque, numa das minhas viagens fomos a Juazeiro, e lá marido pediu esse prato, menina adorei,só que por ser tudo junto minhas filhas são chatas e dizem que não gostam, mas é delicioso.
Bjs.
Silvia.

KARINE MARIANO disse...

OI Vanny!!!!!!!Que comidinha maravilhosa, sou louca para conhecer-te pessoalmente, olho o teu blog suas palavras escritas e curto muito.
VannY, então gostaria de ti perguntar uma coisa. O que vc faz quando pessoas deixam comentarios em seu blog que não disponibiliza o pefil e nem foto para conhecermos??? Bom como sou novata não sei bem como agir!!!Vc publica os comentarios mesmo não sabendo quem é????Por favor se puder me responder fico muito grata.
bjssssssssssss e boa semana.

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Amo Baião de 2 faz tempo que não faço, acho que vou fazer este final de semana...

Obrigada pela visita, ja estou te seguindo.

beijin...

Gélia Carvalho

ANDRÉA disse...

Faço sempre baião de dois aqui em casa.
O povo adora

Beijos
Andrea

Adriana Balreira disse...

Baião de dois! Eu adoro comer com uma banana ou lascas de rapadura por cima. Tudo de bom! O seu está mui hermoso! Deu vontade de comer. Quando for te visitar pode fazer esse prato pra mim!
Beijos
Adriana

Ranyele Oliveira disse...

Hum que delicia! Esse é um baião mais de dois...rsrsrs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...