25 março 2012

CASA ARRUMADA É ASSIM:

Um lugar organizado, limpo, com um espaço livre para circulação e uma boa entrada de luz.


Mas casa, pra mim, tem que ser casa, e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.


Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...



Casa com vida, pra mim, é aquela onde os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.



Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo para a mesa da cozinha.



Sofá com mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão é porque ali ninguém dança.


Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e sente bem-vinda.


A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.


Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
Carlos Drummond de Andrade.










39 comentários:

Fabi Teixeira disse...

Vany, lindo demais! Teus meninos são muito fofos. Carinhas felizes e sapecas! Adorei o post, gosto muito da poesia do Drummond, concordo que casa tem que ter movimento, vida.
Beijos e um lindo domingo com os teus queridos!

Ju disse...

Lindo post, Vany.
A mensagem é ótima! Casa limpa e organizada é tudo de bom, mas casa limpa e organizada onde não se tem a liberdade de viver à vontade dentro dela é triste!
Bj
Ju

Maria José (Mana) disse...

Oi Vany
Teu post ficou belíssimo, recheado de sapequinhas, coisas lindas, casa real.
O texto de Drummond então, foi feito pra teu post.
Bjos
Mana

Carla Maciel disse...

Eu adorei o post, adorei a sua casa, feita para usar!!! Grande abraço!!!!
www.arquitrecos.com

Lauisa Sousa disse...

Amo vc..amo sua casa..amo esses meninos sapecas (gostosos) e adoro esse texto..Beijos Vany

Maria Reciclona disse...

Que lindo! Amei os peZZZinhos!!!!! Fofos, como sempre.
Beijocas.

rose japan disse...

Ola vany!! Saudades...casa tem que ser assim mesmo...cheia de alegria....amor...uniao...sorriso....bagunca.....e principalmente muita paz, aconchego!!!!!

Bjao vany, amei as fotos dos seus filhos...lindos

Rose jp

Zi disse...

adoro esse texto e você o ilustrou com muita sutileza! beijocas

Luciana Aragão disse...

Oi Vany,
que post mais lindo é esse? Amei!!
Tenho uma casa nova, porque sou recém casada mais aconchegante pra mim, uso todos os cômodos e objetos que há nela! Sou super feliz com ela!

beijos

Elaine Cristina disse...

Obrigado pelo carinho da visita!
Seja sempre muito bem vinda!
Parabéns pelas cerâmicas lindas e pelas crianças encantadoras!
Se me permite já estou a ficar!

Uma excelente semana para ti!
Bjs

Sílvia disse...

Oi Vany Drummond escreveu e você ilustrou maravilhosamente, casa tem que ter vida sim, bem que as vezes a gente quer ela arrumadinha né? mas tem geito não, onde tem vida tem uma baguncinha, tem vida.
Bjos.
Silvia.

Telma Maciel disse...

Que perfeito!!! Lindo texto e fotos tããão gostosinhas... eita grupinho Zzzzz mais cute!!!
E concordo super! Fui lendo e me identificando! Isso de uns tempos pra cá, pq já fui neurótica. E o pior: qndo eu era neurótica, não conseguia manter a casa em ordem!!! rs
Beijo

Nadja Silva disse...

Oi Vany, que lindo poder vim num blog e ver imagens assim, estas carinhas alegram qualquer ser humano que esteja triste.
Parabéns pelo post, vim lá da casa da Rejane.
Abraços e uma semana feliz para você e tua linda família

Inês disse...

Lindo, lindo, lindo!!!! E com essas fotos!!!! D+
Tô vindo lá do mosaico da Rejane.
Bjs

Inês disse...

Lindo, lindo, lindo!!!! E com essas fotos!!!! D+
Tô vindo lá do mosaico da Rejane.
Bjs

Marilza Gusmão disse...

Vany, minha amiga... Que post lindo. Casa com cara de casa. É isso! Pra que complicar, né? Parabéns! Sua casa é linda, pois sua vida é perfumada e cheia de amor! =)

Adriana Balreira disse...

Meu Deus quando vejo esses zzzzz só dá vontade de apertar bem muito. E aquele zzz dormindo no chão, benza Deus que coisa mais fofa! Lindo demais. Casa é isso mesmo que está no texto!
Beijos
Adriana

KARINE MARIANO disse...

Vany!!!!!Desde do inicio me identifiquei muito com vc!!!E toda vez que leio sua postagem me vejo acho lindo seus filhos e concordo que casa que parece de novela não é casa... Tb tenho 3 duas meninas e um menino e tem vez que a minha casa fica assim como vc descreveu a sua.
A vida só vale a pena quando entendemos nossos filhos, amamos nossa familia e que o amor deve prevalecer sobre as coisas materias. Porque desta vida não levamos nada.
E que bom que vc gostou do pap de maça amarradinha to esperando para ver sua arte e assim que fizer me fala que eu quero ver.
bjsssssssssssssssssssssssss
Uma otima semana para voÇes.

Gerliane disse...

Ahhh adoro este poema! um dia ia fazer isto tb e vc fez primeiro kkkk bjs!

gisele.artes disse...

Concordo plenamente!! E AMEIIIII as fotos! Lindossss! Amei dormindo no chão!!!! Lindo!!! Parabéns!!!

Casinha de Açúcar disse...

Amei Vany... muito real...
Beijokas

Juliana

Rosana Remor disse...

VANY, QUE POST LINDO!!!!CHOREI!!CASA É TUPO ISSO MESMO!!BJS AMADA!!

Cheiro de Vanilla disse...

Que fofos, este tambem e o estilo de casa que gosto de manter.
Voce e mae de 4, que linnndo!!!!
Bjs....

casa e bebês disse...

Olá sou sua nova seguidora, me encantei pelo seu blog logo q vi ,amei seu texto sobre a casa com vida tb tenho três filhos (2 meninas e um menino)bjos ate mas!

Nina disse...

tava procurando esse poema do Drummond há um tempinho ja, valeu.
cara, essa criancada linda e alegre é tudo tua????
é?

adorei a foto desse (a) fofinho (a?) tirando essa soneca no chao, ahaha, que gostoso!!

Daniela disse...

Verdade menina!!
Casinha arrumada é casinha de verdade!!
Lindos seus meninos!! Como é cuidar desse montão de homens...rss
bejuu e boa semana!
daniela

Paulinha disse...

Nossa que maravilha!!!
Com esse monte de anjos,tem que ter muita vida mesmo nesta casinha rsrs!!
Parabéns amiga pela felicidade que transborda do rosto dessa garotada,dá pra notar que vivem em uma casinha muito feliz!!!
Você é muito corajosa com esse monte de homens para cuidar,mas fala a verdade,o que da mais trabalho é o mais velho(o paipai)não é ?!?!Rsrsrs
Um grande beijo pra você amada e pra esses machos todos aí!!!
Fica com Deus!!!

Carol disse...

Minha casa está precisando de uma faxineira para dar uma geral na limpeza em tudo que não gosto de limpar, mas exatamente como você, gosto de casa com cara de casa, com alma.
Seus cantinhos encantam e seus filhos, ah, seus filhos, são crianças lindas.
Beijos

Mari Rodrigues disse...

A casa está perfeita, que turminha linda!
Tem selinho pra você lá no blog, passa lá...

http://artmarirodrigues.blogspot.com.br/2012/03/colocando-em-dia-os-selinhos.html

Bjso, Mari.

Zizisantos disse...

Graça de poema, graça de casa!
casa feliz a sua, onde todos os sorrisos se encontram!
bjo
Zizi

Canela Castela disse...

Nossa Vany!
Li este poema com lágrimas nos olhos! LIndo amiga. LIndas as fotos, Seus filhos tiveram participação mais que especial neste post.
Sabe que me emocionou porque cheguei de viagem e quando entrei pensei: não há lugar melhor do que nosso lar!
Deus abençoe sua familia maravilhosa e a vc tbm!
Beijos

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Lindas, lindas e lindas fotos! Em primeiro lugar vou ter que te parabenizar por esta família lindíssima! Adorei a fotos do nome nos pezinhos...show! E domindo no chão...gente...meu filho fez isso uma vez, e minha cachorra lambeu ele todinho!
Enfim...o poema é perfeito e é bem uma verdade...
Parabéns pelo Post...o mais bonito da semana para mim...adorei!
Mistura de belas fotos, família, alegria, casa e amor! Perfeito!
Beijos e te desejo uma ótima semana e bons pensamentos!
CamomilaRosa

Lisa Brito Alves disse...

Vany....adorooooooooooooooo os rostos felizes dessas crianças....isso deve ser tudo para vc e o maridão....
Parabéns mais uma vez pela sua familia...
Bjus e obrigada pelo carinho de sempre....
By Lisa Brito Alves

ANDRÉA disse...

Amei a sua postagem, fiquei emocionada.

beijos
Andrea

Priscila Dela Marta disse...

Oi Vany... que delícia de post. Que crianças mais lindas!!! Parabéns! Obrigada pela participação no sorteio, boa sorte! Beijos, Pri!

Faniquito disse...

Oii, linda !!!

Casa é mesmo como vc disse...tem q ter vida !!! Ainda mais com os Zzzz, coisa mais linda esses anjinhos com carinhas de sapecas...e os olhinhos felizes ?!?

Amei o bb Z esticadão no chão de tão cansado...adooooro !!!

Bom findi

Beijinhos

Ana

Anônimo disse...

VANY, ADOREI SEU BLOG, ESTOU MONTANDO UM BLOG DE RECICLAGEM, E VOU TENTAR RECICLAR GARRAFAS QUE EU ADORO, VOU TENTAR FAZER IGUAL AS SUAS,QUE SÃO MARAVILHOSAS....BEIJO

Monalise Nogueira disse...

Sim lindo e maravilhoso! A Casa da gente e os filhos são o melhor pra nós né??
Amei esse post! Lindo.

Ranyele Oliveira disse...

Adorei este post. Parece que vou ficar o dia aqui comentando...kkkk

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...