12 fevereiro 2012

DIFICULDADE EM MONTAR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL



As crianças começaram ás aulas semana passada e minha dificuldade também começou.Muitas vezes pensei o que vou colocar na lancheira hoje??, acho que a maioria das mães preocupadas com a alimentação dos filhos fizeram essa pergunta.
Então senti que meus Zs( para quem não conhece chamo de Zs meus filhos, Zion, Zoé e Zaki) levaram essa semana, muitos alimentos que não eram saudáveis e muito menos nutritivo.Como refrigerante, cheetos, biscoito recheado e mais uma infinidade que não vou nem citar.Sexta- feira fui na cantina da escola, para conhecer e saber o que eles serviam para as crianças, caso venha um dia precisar (espero que não), só tem alimentos inadequados, nada oferecido para uma alimentação saudável. Já vi que a preocupação deles mesmo são com o $$ e não em oferecer algo saudável na cantina para  as crianças!
Mas enfim o que levar afinal, já que estudam no período da manhã?, os meus Zs não tem o hábito de comer pela manhã, eles normalmente tomam leite ou iorgute e pronto, não adianta forçar que eles não comem.Então para o lanche ser completo sai  pesquisando na internet e descobri que, na lancheira da criança que tem dificuldade para se alimentar antes de ir para escola deve conter: um líquido, uma fruta, uma proteína ou um carboidrato.
Agora se seu filho estuda á tarde (que não é o caso dos meus filhos), pode escolher duas dessas opções.
Então  diante de toda dificuldade criei o cardápio deles e espero manter, ficou assim:
Segunda-bolo e suco de fruta ou caixinha tetrapack (lembrando que o suco de caixinha não dá trabalho, mas as versões industrializadas possuem corantes e aromatizantes e outros maus, leia a dica consumo
Terça- uma fruta
FRUTAS:
Pera, maçã e banana com casca (para não escurecer)
Morangos inteiros
Uva sem sementes
Manga,melancia e melão (picados)
Laranja
Salada de fruta
Quarta-biscoito doce ou salgado sem recheio (esse item os meus filhos até preferem)
Quinta-mini pizza com pão sírio, contendo tomate e queijo.
Sexta- bolachinhas amanteigadas caseira(depois coloco a receita, maravilhosa!) com suco.
E durante as próximas semanas vou diversificando o cardápio de acordo com o gosto deles.
* Também sempre coloco uma garrafinha de água na lancheira dos meninos, além de me certificar com a água que eles estão bebendo, procuro incentivá-los a sempre estar se reidratando, já que correm, brincam sem parar! e funciona a garrafinha chega em casa vazia.
Fica a dica:
Sempre  embrulhar a fruta no papel filme e depois colocar em um depósito, tanto a lancheira como a garrafa tem que ser térmica, facilitando assim na conservação dos alimentos e sucos.
Limpeza: A lancheira dos meninos todos os dias eu passo um pano com álcool em gel  e na sexta- feira eu lavo com detergente.
Sei que é trabalhoso principalmente no meu caso que tenho mais de um na escola, mas é recompensador!
E vocês como estão cuidando da alimentação da criançada nesse inicio de ano?

17 comentários:

Fabiana Fabrin disse...

Nossa Vany, fiquei chocada com a postura da escola no que diz respeito ao lanche... sabia que aqui no estado do Paraná, as cantinas das escolas NÃO podem vender refrigerantes, salgadinhos, salgados fritos como coxinha e pastel e nem doces? É Lei e a fiscalização está sempre de olho, tb é proibido que as crianças levem tais lanches nas lancheiras, é feito um trabalho com os pais de conscientização no início do ano e os professores acompanham as lancheiras dos alunos.
Por aqui, não temos esse problema! Ufaaaa!

O cardápio está ótimo, espero que consiga segui-lo.

Bjos, Fabiana

Carol disse...

Nossa... nem lembro o que eu colocava na lancheira de minha filha, mas lembro que quase sempre voltava tudo intacto da escola. Hoje ela lancha na escola o que servem na cantina, muitas vezes fazem comida e depois servem alguma fruta e ela nem quer almoçar depois, come muito pouco por insistência. Quando tem abacaxi de sobremesa ela se esbalda porque adora.
Ainda bem que a fase da lancheira passou porque nem saberia o que colocar rs.
Você é uma mãe muito atenciosa e os filhotes muito felizes.
Beijos

Fernanda Reali disse...

Ai, Vany, eu sofro com o Guga, que SÖ quer salgadinhos e refrigerante. Mando salgadinhos de pacote assados ou biscoito de polvilho, torradinhas ou biscoito água e sal. Ele nao come biscoitos doces nem sanduíches. PAra beber, uma vez por semana guaraná e nos outros dias iogurte. Queria MUITO que ele comese uma fruta, mas nao tem jeito!

Helena come sanduíche de pao de cenoura com blanquet de peru, tudo magro e saudável, ou torradinhas com polenguinho, sempre bebendo com nescau. De vez em quando, uma fruta. De sobremesa, duas ou tres bolachinhas de chocolate. Uma vez por semana, batata pringles.

Sempre deixo a sexta feira para o que mata rápido: Batata pringles e refrigerante

o sonho de toda a mãe é filho que come fruta! Banana alimenta, melao refresca, tudo saudável, mas eles nao gostam...

Um beijooooo

Adelaide Araçai disse...

Bem Vany, como a Fabiana Fabrin comentou a lei no Paraná nos auxilia bastante. Quando minha filha era menor eu sempre colocava na lancheira uma fruta, algo para beber (suco Ades/delvalle/achocolatado)e um sanduiche de feito em casa com frios magros ou bolachas sem recheios. E a escola se encarregava de estimular mais ainda. Tinha até premiação para a criança que comesse mais frutas durante a semana. Na sexta-feira o vencedor ganhava um premio (tipo figurinhas, lápis, borracha ou réguas diferentes)o que estimulava mais ainda.
Criança bem alimentada (leia-se com os nutrientes corretos) aprende mais e melhor.

Muita Luz e Paz
Abraços

Ana Beth Lima disse...

eu sofri muito em fazer a lancheira do meu filho, mas ainda bem que ele comia barrinha de cereais desde que tivesse chocolate e mandava suco de caixinha todo dia e sanduiche sempre no pãozinho integral com algo light,as vezes frutinha, bom deu mais ou menos certo kkk mais agora essa fase já passou, graças a Deus...kkkos meus GUS(augusto e gustavo)um tá na facul e outro tá quase la...logo é vc...bjs

Cibele Leite disse...

ótimo post!
Tenho uma enorme dificuldade em montar a lancheira do Gu, ultimamente estou a procura de alimentos saudáveis, pois ele esta 5 kilos acima do peso.

Beijokas

Zizi disse...

Já se foi meu tempo de lancheirinhas!
Mas eu me recordo dos lanchinhos dos meus aluninhos! eles ficavam de olho nos lanches dos coleguinhas e trocavam tudo. Havia mãe que colocava alimentos saudáveis para os filhos, e estes trocavam por outros não tão saudáveis. Era um troca, troca de lanches! e a mãe coitadinha nem desconfiava. Sugiro lanches saudáveis, mas também existe dias do "besteirol", por que as vezes a criança se sente diferenciada por não levar os lanches iguais!
dicas: pão de queijo, bolo de cenoura, cachorro quente de forno assado individualmente e muitas frutas.
bjos

Gi G. Albuquerque disse...

Boníssima noite...gostei tanto do seu bloguinho.COLOQUEI SEU LINK...passa lá e dá uma olhadinha....bjim!

Coração da Nena disse...

Sinto falta do tempo em que fazia o lanche da escola p as crianças.
Hj só querem saber de coisas prontas. A Raquel (12) adora miojo, pode? Levei-a na nutricionista p que ela tenha uma noção melhor de alimentos saudáveis.
Bjs carinhosos e uma ótima semana,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Mari Rodrigues disse...

A saúde das crianças não tem preço, adorei o post!
Bjos, Mari.

Edna Sampaio disse...

Olá Vany!
Essas dicas são mesmo preciosas.
Aqui é da mesma forma ,minhas filhas só tomam leite de manhã.
E elas levam pra escola fruta,ou yorgute,ou um todynho ou bolacha integral.Desde o ano passado é assim,até a nutricionista este ano proibiu de levar merndas tipo salgadinho,refri etc...Achei bom,pois minhas filhas não tiveram problema já acostumaram a fazer assim.
Passei pra dizer q tem selinho pra vc lá no blog.
Bjs!!!

Sílvia disse...

Oi amiga, graças a Deus essa fase passou para mim, mas lembro que era um quebra de cabeça, e eu muits vezes deixava elas levarem besteira como batatinha, refri,algadinhos, simplesmente por falta de tempo, afinal eu trabalhava o dia inteiro, cuide bem dos Zs, verá que isso só trará beneficios.
Bjos.
Silvia.

Beatriz! disse...

Olá maninha que mamãe mega dedicada.
Parabéns!!!
Bem, em meu estado(Minas Gerais) existe uma lei em que as escolas, tanto municipais quanto estaduais não podem vender alimentos considerados ruins para a saúde. Apenas lanches saudáveis. Assim sendo na minha escola vendem-se: Suco Natural, Pão com molho de tomate, Pães de Queijo, Danones, Geladinhos feitos com suco natural, temos poucas opções mas é o que é vendido na nossa escola. Mas lembrando que o governo envia verba suficiente para a escola fazer um delicioso lanche para todos os alunos gratuitamente.
Minha filha por exemplo raramente leva lancheira, pois nossas cantineiras são nota 1000 e cozinham hiper bem. Assim, ela leva a lancheira apenas o dia em que há iorgute em casa ou uma quitanda que mamãe faz.
Ao contrário ela nem reclama já sabe que se estiver com fome come a merenda da escola que é feita com a supervisão de uma nutricionista. Quanto a merenda escolar tiro o chapéu para o governo de Minas Gerais, pensava que em todo o Brasil era assim. Triste realidade. Bjokas...amiga!!!

Lisa Brito Alves disse...

Vanny...uma semana abençoada p vc e a criançada...bjus

Maria Reciclona disse...

Oi Vani, querida.
Adorei receber sua visita e vim saber como andas as coisas por aqui. Aproveito pra deixar uma sugestão que os Zs (amei essa nomenclatura) podem adorar.
Balas. Sim, balas mas de gelatina. São uma forma legal deles consumirem gelatina na merenda e não caírem em tentação das outras tradicionais com tanto açúcar e nenhum componente saudável. A receita está no blog da querida Ana Paula e o link é:http://inventandocasa.blogspot.com/2011/02/pap-bala-de-gelatina-caseira-e-dieta.html
Assim você pode acrescentar mais um item à lista das delícias da lancheira.
Um abraço pra você e pros ZZZs.

Canela Castela disse...

Otimas dicas e tem razão tudo o que fizermos para nossos filhotes vale a pena.
Bjos querida

Silvana disse...

Olá Vany !!
Vim agradecer a visita !
Tb gostei muito do seu blog .
Vc tem muita criatividade !
Parabéns pelos babies !

Beijoss e uma linda semana !!

Silvana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...